05 June 2005

E=mc², faz 100 anos

[05/06/1905, 100 anos] Completa 100 anos a publicação da Teoria da Relativiade Restrita de Albert Einstein.
Essa teoria afirma que massa e energia são intercambiáveis - o que resulta na equação mais famosa do século: E = mc² (energia, "E", é igual à massa, "m", multiplicada pelo quadrado da velocidade da luz, "c²"). Um dos empregos dessa fórmula é na energia nuclear, seja em reatores para produzir eletricidade, seja em armas nucleares. Uma massa pequena de urânio ou plutônio, de alguns quilos, basta para produzir uma bomba capaz de destruir uma cidade, pois a quantidade "E" equivale a "m" multiplicado pelo quadrado de 300 mil km/s.
Revela também o fenômenos de que o senso comum duvida: para um observador parado, um relógio em movimento parece andar mais devagar do que um relógio estacionário, ou a massa de um objeto aumentar com sua velocidade.
A Teoria da Relatividade Geral, de 1916, amplia os conceitos a outros sistemas, como os sistemas de referência acelerados, e às interações gravitacionais entre a matéria. Essas duas teorias levão as seguintes conclusões: 1 - Velocidade da luz no vácuo é constante e independe da velocidade relativa da origem e do observador; 2 - a velocidade da luz é um máximo que a velocidade de um corpo material nunca poderá atingir; 3 - as formas matemáticas das leis da Física são invariáveis em todos os sistemas inertes; 4 - a massa de um corpo depende da sua velocidade, ou seja, existe equivalência de massa e energia e de mudança de massa, dimensão e tempo com o aumento de velocidade; 5 - o tempo é uma quarta dimensão, relativa ao espaço" Uma extensão da teoria de Einstein inclui gravitação e o fenômeno da aceleração relativa.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home