24 October 2006

Grandes interesses em movimento

Acho que todos nos, brasileiros estamos tentando escolher o melhor candidato a presidência para o Brasil.
Não acho que o povo, o coletivo seja egoísta, ladrão, mal intencionado, picareta, fdp. Acredito que o coletivo escolhe sempre a melhor opção disponível, aquele que possa atender as necessidades do país no momento histórico.
O grande erro é que essa escolha seja resultante de uma grande conspiração. Um imediatismo qualquer. Um acidente armado pelos maus perdedores. Um fato relevante de momento que não tenha a mínima importância no tempo, na história.
Imaginem se descobrem uma amante Argentina para o candidato melhor colocado nas pesquisas, na véspera da eleição. Amante verdadeira ou falsa. Que importância política, social isso pode ter. Nenhuma. Mas pode mudar o rumo da eleição.
O candidato pode ficar melhor ou pior no filme ao sabor da competencia do marqueteiro de plantão. Da esperteza momentânea. A fragilidade da democracia é muito grande, e nessa guerra de forças políticas a primeiras vítima é a verdade.
Ao povo cabe tentar enxergar a alma de cada candidato, tentando achar o que há de sinceridade, verdadeiro, duradouro em cada um, e principalmente qual deles atende os interesses imediatos da clientela. Qual tentará realizar a demanda história do momento.
Tancredo Neves, dizia que política é como nuvens, cada vez que você olha elas estão diferentes.A sabedoria é tentar olhar alem, é nisso que acredito que o coletivo na maioria das vezes consegue.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home